window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Jatinho que fez o Boeing 737 arremeter no último segundo não tinha autorização para entrar na pista

A incursão de pista registrada hoje, 25 de fevereiro, no Aeroporto Midway, em Chicago, teve detalhes revelados, que mostram que o jato executivo não estava autorizado a entrar na pista.

O avião Bombardier Challenger 350 da FlexJet havia sido autorizado para taxiar para uma pista, e precisava cruzar outras duas até chegar no ponto de início da decolagem.

Na conversa entre os pilotos e a torre de controle, é possível notar um pouco de confusão na compreensão das instruções, com os aviadores sendo autorizados a cruzar a pista 31L, mas esperando a autorização para atravessar pela pista 31C, que é bem maior e onde o 737 da Southwest pousava.

Os pilotos da FlexJet repetem a instrução dada, mas ao invés de esperar após atravessar a pista 31L, eles continuam taxiando e entram na 31C. Os pilotos da Southwest notam a incursão de pista e comandam uma arremetida no último segundo antes do toque na pista.

Após o Boeing 737 já ter subido e estabelecido uma certa altura, os pilotos da companhia aérea questionam como o incidente aconteceu, mas a torre não explica.

Logo após, o controlador volta a falar com o jato executivo, falando que eles não estavam autorizados a cruzar a 31C, e aram um número para eles ligarem e darem explicação sobre o possível “desvio de procedimento dos pilotos”.

Aeroporto crítico

Aeroporto de Midway – Divulgação

O que pode ter ocorrido é uma falta de atenção dos pilotos nas marcações das pistas no chão, principalmente pelo fato do jatinho estar taxiando por uma pista ativa (4L/22R) que não tem a marcação chamada “barra de parada”, que sinaliza que tem uma pista de decolagem/pouso à frente, e é padrão nas pistas de táxi, mas não é existente nas pistas de decolagem ou pouso.

A pista que o jato cruza primeiro é a 13R/31L, que é bem curta e tem apenas 1.176 metros de extensão, com 18 metros de largura, sendo inclusive mais estreita que a maioria das pistas de táxi no próprio Midway.

Paralelo a essa pista está a 13C/31C, que é a maior do aeroporto, com 1.988 metros de comprimento, e ao lado esquerdo desta está a 13L/31R, que foi desativada e transformada em pista de táxi.

Na perpendicular ainda existem outras duas pistas, totalizando cinco pistas, mas apenas quatro em funcionamento, o que pode levar à certa confusão já que todas as pistas de táxi e decolagem/pouso se cruzam em 45º ou 90º, dando um aspecto de quadrado ao aeroporto quando visto de cima, com apenas ângulos iguais formados por “retas” perpendiculares, paralelas ou transversais.

Outro fator que pode ter contribuído é o próprio material da pista 13L/31R, que é de concreto, o mesmo da pista de táxi e da pista 13C/31C e de tonalidade praticamente igual. A foto aérea abaixo (um pouco desatualizada e tirada em 2014) demonstra um pouco desta característica do Midway, com o trajeto da aeronave marcado em azul, o ponto de parada autorizado circulado em verde e o ponto de incursão circulado em vermelho:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias