
O jato Comac C919 fará sua estreia internacional no Singapore Air Show, marcando o que pode ser uma forte presença chinesa no evento. A participação do C919 na demonstração aérea da feira foi confirmada em uma atualização divulgada pela organizadora do evento.
Embora essa seja a primeira exibição internacional do C919, a aeronave já havia aparecido no último evento Airshow China, realizado em Zhuhai, em novembro de 2022.
Após um longo processo de desenvolvimento, o C919 entrou em serviço com a China Eastern Airlines em maio de 2023. Após a entrada em serviço da aeronave inicial, apenas mais três exemplares foram entregues à China Eastern.
As companhias aéreas e locadoras chinesas têm pedidos firmes de 759 jatos C919. A aeronave depende fortemente de sistemas ocidentais e é equipada com dois turbofans CFM International Leap-1C.
Há rumores no setor de uma significativa presença de aeronaves chinesas na feira deste ano, incluindo potencialmente o jato regional ARJ21 e uma aeronave militar chinesa. Segundo o site do Singapore Air Show, a única outra aeronave comercial que fará parte da demonstração aérea este ano é o Airbus A350-1000.
Equipes de demonstração militar da Índia, Indonésia, Austrália, Coréia do Sul e Singapura também participarão.