
Em sua estreia oficial em solo brasileiro, o Falcon 6X, novo jato executivo widebody da Dassault Falcon, foi uma das principais atrações na abertura da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, a LABACE 2024, nesta terça-feira. O evento, que acontece no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, encerra amanhã, quinta-feira, 8 de agosto.
Apresentando um interior premiado com a cabine de maior seção transversal na aviação executiva, o Falcon 6X de 5.500 nm foi construído para proporcionar máximo conforto e é dimensionado para transportar até 16 ageiros. O preço de lista da aeronave é de US$ 52 milhões, ou o equivalente a R$ 300 milhões.
Com autonomia superior a 10.000km, o Falcon 6X pode fazer São Paulo a Paris sem escalas, em pouco mais de 10 horas. Assim como o Falcon 8X, o 6X oferece a cabine mais silenciosa, com níveis de som interno abaixo de 50 dB. O ar da cabine é renovado continuamente e processado por meio de filtros HEPA de grau hospitalar para oferecer proteção adicional contra agentes patogênicos transportados pelo ar.
Além do Falcon 6X, a Dassault Falcon também trouxe para o evento o Falcon 2000LXS. Modelo mais recente da série 2000, esta aeronave é valorizada por departamentos de voo e operadores de fretamento em todo o mundo por seu conforto, eficiência e desempenho inigualáveis em pistas curtas. O LXS acomoda até 10 pessoas em conforto de widebody e apresenta um alcance de 4.000 nm.
Outra atração do chalet Dassault é a possibilidade que os operadores têm de se familiarizarem com a mais nova aeronave da Dassault, o Falcon 10X, que voará a Mach 0,925 e até 13.890 km sem escalas. Quando certificado em 2027, o 10X será o maior jato executivo construído para esse fim na indústria.
Centro de serviços de última geração em Catarina
Afiliada da Dassault Aviation, a Falcon Jet abriu recentemente um novo centro de serviços de propriedade da empresa no novo Aeroporto Executivo Catarina de São Paulo, que expandirá consideravelmente as oportunidades de e ao cliente para operadores latino-americanos. São Paulo-Catarina oferecerá quase 3.600 metros quadrados (40.000 pés quadrados) de espaço de piso e escritório, e poderá acomodar até cinco Falcons simultaneamente, incluindo o novo e grande Falcon 10X.
A instalação possui certificação de estação de reparo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, da FAA e da EASA, bem como autoridades de aeronavegabilidade na Argentina, Bermudas e Uruguai. Ela está autorizada a lidar com manutenção de linha e inspeções de calendário e horas de voo para os modelos Falcon 50 e 900, Falcon série 2000 e Falcon 7X e 8X. Ela também oferece Avaliações de Pré-Compra (PPEs) para operadores que consideram um Falcon usado.
Além de inspeções e serviços de fuselagem, a unidade de Catarina é aprovada para executar manutenção de linha de motor nos motores CFE-738, Honeywell TFE731 e Pratt & Whitney Canada.
Informações da Dassault