
Duas aeronaves do modelo Embraer E190 da Kenya Airways serão alugadas temporariamente para a Congo Airways a fim de ampliar o transporte de ageiros e carga entre seus países. O acordo de dois anos é parte dos desdobramentos de uma parceria mais ampla assinada firmada em abril de 2021 entre o Quênia e a República Democrática do Congo.
A Kenya Airways disse em comunicado que a medida é uma resposta à necessidade de ser um protagonista para a economia regional. As aeronaves estão totalmente brancas, com apenas o nome da sua nova operadora na parte dianteira da fuselagem, como mostra o vídeo abaixo.
Today we delivered the first of two @embraer E190 jets to @FlyCongoAirways as part of our previously announced lease agreement. This #partnership seeks to bolster connectivity in the region for #enger travel and air #cargo movement. Read more via https://t.co/UWkswpXYuf pic.twitter.com/sgDRV51Lb1
— Kenya Airways (@KenyaAirways) September 15, 2021
“O Quênia está buscando alavancar o mercado da República Democrática do Congo, diversificando seus destinos de exportação, devido à interrupção induzida pelo COVID-19, que destacou a necessidade de maior comércio inter-regional. Nesse contexto, a Kenya Airways é um ator-chave no espaço da aviação na África e, com mais de 40 anos de experiência, este é um o importante no reforço da cooperação para aumentar a conectividade aérea e oferecer maiores opções de ageiros e carga entre os dois países”, disse Allan Kilavuka, executivo-chefe do grupo Kenya Airways no comunicado.
“O momento deste acordo está correto, considerando o severo impacto da pandemia Covid-19 na indústria da aviação, uma vez que aumentará a utilização de nossas aeronaves”, concluiu o executivo.
Com a crescente demanda global por transporte de carga, a Kenya Airways tem se concentrado nesta área, convertendo dois de seus 787 Dreamliners em carga completa no início de 2021.