
Nos dias 7 e 8 de agosto, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) promoveu sua tradicional Jornada de Segurança de Voo no Auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O evento reuniu o efetivo e os tripulantes com o objetivo de manter o elevado padrão de segurança nas operações aéreas.
A Jornada foi iniciada pelo Chefe da Divisão de Operações do GEIV, Major Aviador Rafael Oliveira Cavalcanti de Holanda. O Oficial reforçou aos pilotos inspetores, mecânicos e operadores do Sistema de Inspeção em Voo a importância do encontro para elevar a consciência situacional dos tripulantes relacionada aos preceitos da Segurança de Voo.
A Primeiro-Tenente Psicóloga Letícia Mattozinho da Cruz, do Instituto de Psicologia da Aeronáutica, abordou o tema “Fator Humano na Aviação”. A Oficial apresentou os fatores contribuintes para acidentes e incidentes aeronáuticos. “Segurança é prevenção. É um processo que precisa ser abordado frequentemente para que seja incorporado nas atividades realizadas por todos os tripulantes, uma vez que os fatores humanos estão presentes em todas as condições da atividade operacional. Essa abordagem é fundamental para fortalecer a segurança”, explicou a psicóloga.
Neste contexto, o Major Aviador Fernando Lopes da Silva, Chefe da Seção de Investigação e Prevenção da Academia da Força Aérea, apresentou a principal ferramenta da prevenção de acidentes: o Relatório de Prevenção (RELPREV). O documento funciona como um reporte voluntário ível a qualquer pessoa que deseja comunicar um evento, ocorrência, condição ou circunstância com potencial para afetar a Segurança de Voo.
O desempenho de aeronave a jato e as atividades de manutenção e segurança de voo também foram temas de destaque abordados no evento. Encerrando a Jornada, a Major Médica Mariana Coelho, da Divisão de Assistência Integrada do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), palestrou sobre o uso de substâncias psicoativas e de que forma elas afetam a segurança operacional.
“Atualmente, 80% dos acidentes e incidentes aeronáuticos estão relacionados ao fator humano e 20% das ocorrências relacionadas à fadiga. É necessário ter em mente que realizamos uma atividade extremamente sensível e que o uso dessas substâncias reflete diretamente no nosso desempenho. A Jornada de Segurança de voo é uma excelente oportunidade para chamar a atenção sobre o tema”, destacou.
O GEIV é a unidade de aviação do DECEA responsável por aferir a eficácia dos auxílios à navegação aérea e de procedimentos de voo de alta precisão de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases do voo.
Informações do DECEA
Leia mais: