
A Rolls-Royce anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes de voo do motor Pearl 10X, desenvolvido para o novo jato executivo Falcon 10X da Dassault Aviation, após uma campanha de seis meses. 2l6p3m
O motor foi instalado na aeronave de testes Boeing 747-200 da Rolls-Royce, que apresenta uma configuração única de cinco motores, e iniciou os testes em voo em 29 de março.
Durante a campanha de testes, foram mais de 25 decolagens, percorrendo uma distância total de 36.000 milhas náuticas (66.600 km). O voo final ocorreu em 26 de setembro e durou 4 horas e 38 minutos, partindo das instalações da Rolls-Royce em Tucson, Arizona.
“Em nome da Rolls-Royce, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos às nossas incríveis equipes globais de engenharia e testes experimentais pela dedicação e expertise excepcionais na conclusão bem-sucedida da campanha de testes do Pearl 10X”, disse Philipp Zeller, vice-presidente sênior da Dassault na Rolls-Royce. Ele ressaltou que essa conquista é um testemunho do compromisso, inovação e colaboração global da equipe.
Durante a campanha de testes, a Rolls-Royce utilizou dois motores, substituindo o segundo a partir de junho. O Pearl 10X foi montado em um pylon sob medida localizado em uma estação interna na asa direita do 747. A empresa planeja enviar os motores para a Dassault para apoiar o primeiro voo do Falcon 10X, programado para o próximo ano, embora não tenha fornecido um cronograma mais preciso.
Antes da entrega, o primeiro motor precisará de modificação, ando de uma instalação esquerda para direita, o que exigirá alterações na montagem e no sistema de e do motor, além do nacelle.
Embora a Rolls-Royce ainda não tenha revelado a classificação exata de empuxo do Pearl 10X, a empresa afirmou anteriormente que ele será o motor mais potente da família Pearl, superando o Pearl 700, que é avaliado em 18.250 libras (81 kN) e opera no Gulfstream G700.
A modificação do 747-200 foi realizada pela L3Harris em Waco, Texas, com o voo de entrega para Tucson em 29 de março marcando o início da campanha de testes de voo. Durante os primeiros testes, o Pearl 10X confirmou seu desempenho em alta altitude, com o 747 operando em altitudes de até 45.000 pés.
A configuração incomum do 747, que apresenta três tipos de motores diferentes – três RB211, o Pearl 10X e um Trent 1000 TEN – possibilitou abordar os testes em alta altitude, integrando diversas tecnologias na pesquisa e desenvolvimento de motores da Rolls-Royce. A conclusão bem-sucedida deste programa de testes é um o importante para a Rolls-Royce e a Dassault, à medida que se preparam para a introdução do Falcon 10X no mercado.