
O Comando Militar do Oeste, do Exército Brasileiro (EB), sediado em Campo Grande, informa que enviou, na madrugada da terça-feira, 21 de maio, um Hospital de Campanha para atender às vítimas da inundação no Rio Grande do Sul.
A estrutura modular foi embarcada em uma aeronave Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que seguiu para a Base Aérea de Canoas (RS).
A estrutura do Hospital de Campanha é composta por cinco instalações, com capacidade para 30 leitos e 12 pontos de medicação, e será utilizada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, com o objetivo de auxiliar as unidades de saúde locais.


A unidade de saúde enviada compõe a estrutura do 9º Batalhão de Saúde, subordinado ao 9º Grupamento Logístico. Tais organizações estão totalmente mobilizadas em prol dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul, sendo o Hospital de Campanha um dos esforços principais.
Pelas próprias características do hospital, será possível realizar diversos tipos de atendimento nas suas instalações, servindo como base de ajuda humanitária à população do estado. O local onde o Hospital de Campanha será montado respeitará as necessidades da população gaúcha.
Esse é o quinto Hospital de Campanha enviado pelo Exército Brasileiro para o Rio Grande do Sul. Na última semana, o Comando Militar do Nordeste também enviou um Hospital de Campanha para o estado. Outros três hospitais já estavam em funcionamento.
Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril na Operação Taquari 2 de apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos e milhares de litros de água potável.
Informações do Comando Militar do Oeste – Exército Brasileiro