window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Lançado do grande avião Roc, Talon-A2 comprova capacidade de reutilização de veículos hipersônicos da Stratolaunch

O avião Roc com o Talon-A2 fixado no centro da asa – Imagem: Divulgação – Stratcolaunch

A estadunidense Stratolaunch divulgou ontem, 5 de maio, a conclusão bem-sucedida de seu segundo voo hipersônico com recuperação feito com o veículo totalmente autônomo Talon-A2 (TA-2), completado em março de 2025.

A empresa também compartilha que essa conquista significativa ocorreu após o primeiro voo hipersônico bem-sucedido do Talon-A2, realizado em dezembro de 2024, confirmando a capacidade de reutilização do veículo.

O veículo ultraou Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) durante sua trajetória pela segunda vez, superando o recorde de velocidade anterior obtido no voo de dezembro.

Imagem: Divulgação – Stratcolaunch

Com os dados coletados neste segundo voo, a Stratolaunch pode aplicar as lições aprendidas para aprimorar a resistência e o desempenho dos veículos Talon-A. Embora a equipe ainda precise concluir a revisão dos dados do segundo voo, a análise do primeiro voo confirmou a robustez do design do Talon-A e demonstrou a capacidade de atender a toda a gama de requisitos de desempenho desejados pelos clientes.

“Agora, demonstramos velocidade hipersônica, acrescentamos a complexidade de um pouso completo em pista com recuperação imediata da carga útil e comprovamos a reutilização do veículo. Ambos os voos foram grandes conquistas para nosso país, nossa empresa e nossos parceiros”, disse Zachary Krevor, Presidente e CEO da Stratolaunch.

Apoiando as iniciativas de defesa dos Estados Unidos, a Stratolaunch está focada em expandir seus testes de voo hipersônico e garantir a sustentabilidade de longo prazo de plataformas de teste hipersônicas reutilizáveis. Esses voos realizados demonstram o retorno dos Estados Unidos aos testes de voo hipersônico reutilizáveis desde o encerramento do programa X-15 em 1968.

“Estou impressionado com o que esta equipe conquistou. Realizamos quatro voos incríveis com o Talon-A, completamos vinte e quatro voos do Roc até o momento, voamos dois novos aviões supersônicos e hipersônicos em um único ano, e estamos firmemente no caminho para tornar os serviços de teste de voo hipersônico uma realidade”, disse Krevor.

A Stratolaunch realizou os voos para o programa Banco de Teste Hipersônico de Capacidade Avançada Multisserviço (MACH-TB – Multi-Service Advanced Capability Hypersonic Test Bed) do Centro de Gerenciamento de Recursos de Teste (TRMC – Test Resource Management Center) sob uma parceria com a Leidos.

O programa MACH-TB tem o objetivo de aumentar a velocidade dos testes de todos os sistemas hipersônicos disponíveis comercialmente. Este foi o segundo voo da Stratolaunch realizado em nome do programa.

Scott Wilson, Gerente de Programa do MACH-TB, disse:

“Esses voos foram um enorme sucesso para nosso programa e para o país. Os dados coletados dos experimentos realizados no voo inicial do Talon-A já foram analisados e os resultados são extremamente positivos. A oportunidade de teste de tecnologias em alta frequência é muito valiosa à medida que aceleramos o ritmo dos testes hipersônicos. O programa MACH-TB está satisfeito com os múltiplos sucessos em voo e ansioso por novos testes de voo com a Stratolaunch.”

George Rumford, Diretor do Test Resource Management Center do Departamento de Defesa, disse:

“Demonstrar a reutilização de veículos de teste hipersônicos totalmente recuperáveis é um marco importante para o MACH-TB. As lições aprendidas com essa campanha de testes nos ajudarão a reduzir o tempo de retorno dos veículos de meses para semanas.”

Informações da Stratolaunch

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.