
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) informou nesta semana que, junto ao Ministério do Turismo (MTur), lançaram, o “ de Dados do Turismo”, plataforma digital que reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país.
Segundo a Embratur, a nova ferramenta dá mais transparência às informações e é uma importante fonte de pesquisa e de inteligência para empresários do setor, gestores federais, estaduais e municipais, além de imprensa e sociedade no geral.
O foi apresentado em uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do ministro Celso Sabino. Freixo destacou que a disponibilização dos dados faz parte de um compromisso assumido pela gestão no início do ano, com o objetivo de subsidiar o setor para qualificar e desenvolver ainda mais o turismo internacional no Brasil.
“Montamos uma gerência de Informação e Inteligência de Dados, sob comando de Mariana Aldrigui, para tocar esse trabalho na Embratur. Agora, com a divulgação desses painéis, prefeitos, governadores, demais autoridades e o trade do turismo vão poder monitorar de uma forma mais qualificada a chegada dos visitantes estrangeiros e planejar ações para melhorar a recepção aos turistas”, disse Freixo.
“Era um desejo e, agora, é uma realidade. Esses dados vão colaborar na elaboração de políticas públicas de turismo que ajudem a trazer cada vez mais turistas internacionais ao Brasil”, completou o presidente da Embratur durante a coletiva.
Para o ministro Celso Sabino, o Brasil vive um novo momento que influencia direta e positivamente no turismo: “Estamos trabalhando para lançar programas de promoção internacional e fomentar o turismo interno. Agradeço ao Freixo e à equipe da Embratur por estar liderando essa retomada da imagem do Brasil no exterior”.
Como funciona
A partir de agora, três painéis estão disponíveis para consulta, através do site dados.aeroin.atualizarondonia.com. O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:
– Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2013 e por UF;
– Origem dos visitantes (por país, continente ou via de o);
– Ranking dos principais países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil;
– Ranking das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
– o aos comparativos históricos mensais e anuais e por UF.
Turismo internacional em agosto
Logo na estreia, o já mostrou dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros no Brasil em 2023. De janeiro a agosto, o nosso país recebeu mais de quatro milhões de visitantes do exterior, o que representa 111% do total recebido em 2022.
“O principal objetivo da plataforma é disponibilizar esses dados com transparência e agilidade, para ajudar o trade brasileiro a trabalhar com um pouco mais de previsibilidade na tomada de decisões”, explicou Mariana Aldrigui.
O segundo traz dados sobre as receitas internacionais com o turismo no Brasil, a partir do monitoramento realizado pelo Banco Central. A ferramenta mostra os gastos de visitantes estrangeiros por ano e por mês, de 2013 até 2023.
A malha aérea internacional é o destaque do terceiro . Nele, é possível saber a quantidade de voos e assentos em voos internacionais programados para o Brasil, com filtros por aeroporto de origem e destino, companhia aérea, dia da semana e mês do ano, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Em breve, novos painéis
A Embratur informa que divulgação desses dados é só o começo de sua estratégia de dar transparência às informações do turismo internacional.
A Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Agência planeja lançar, nos próximos meses, outras ferramentas que trarão detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea de turistas estrangeiros ao Brasil, como, por exemplo, a antecedência na compra de agem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, e as conexões utilizadas por turistas internacionais antes de chegar ao destino final.