
Em dezembro ado, o lançamento espacial que seria feito por uma empresa sul-coreana na base aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi abortado pouco antes da partida do foguete (o vídeo apresentado neste link mostra o momento).
Após o equipamento da Innospace ter sido trazido ao Brasil, chegando a bordo de um Boeing 747 da National Airlines no aeroporto de São Luís, no Maranhão, tudo foi preparado no CLA, em uma plataforma móvel da própria empresa sul-coreana, com o foguete de teste HANBIT-TLV sendo colocado na posição vertical de lançamento.
Porém, segundo comunicado da empresa, devido a um erro em um sistema de gerenciamento de segurança, encontrado após a conclusão dos preparativos de decolagem do HANBIT-TLV, sua tentativa de lançamento de teste não foi realizada em 21 de dezembro.
Com isso, uma nova janela de lançamento seria definida pela Innospace após verificações com a Força Aérea Brasileira, e agora, o momento se aproxima.
Segundo informado pela empresa na quinta-feira, 2 de março, a nova janela de lançamento está definida. Novas tentativas poderão ocorrer a partir da próxima terça-feira, 7, com o intervalo se estendendo por duas semanas, até 21 de março.
No comunicado, a Innospace escreve: “Começando a nova jornada para o voo de teste do HANBIT-TLV movido a motor de foguete híbrido a partir do solo do Brasil. A data e hora do lançamento serão decididas em consideração às condições meteorológicas.”
HANBIT-TLV gets back on the rails! New launch window set from March 7 to March 21.
— innospacecorp (@innospacecorp) March 2, 2023
Starting the new journey for the test flight of HANBIT-TLV powered by hybrid rocket engine from Brazil soil. The launch date and time will be decided in consideration of weather conditions. ☀️🚀 pic.twitter.com/ZbqwW4M9Cj