Início Empresas Aéreas

Latam Airlines sai da aliança oneworld 2w1i5f

Logo após o anúncio da aquisição de 20% de suas ações pela Delta, em setembro de 2019, a LATAM notificou a oneworld e seus parceiros de aliança que os deixaria dentro de um ano, de acordo com o prazo padrão para esta notificação. No entanto, a empresa avaliou uma data antecipada para a saída, a qual ficou acordada para o dia 1 de maio. 545m50

Avião Boeing 767 LATAM oneworld

E assim aconteceu, desde sexta-feira, a Latam não faz mais parte da aliança oneworld, deixando-a sem membros na América do Sul. Também a partir de agora, os benefícios da aliança não valem mais para os ageiros Latam, e vice-versa.

No entanto, após sua saída, a Latam Airlines ainda manterá vários dos seus acordos bilaterais com a maioria das companhias aéreas da aliança oneworld, basta consultar esses detalhes no site da empresa aérea.

A então LAN Chile entrou na aliança em 2000, um ano após a criação da aliança, sendo um dos membros mais antigos. Com a fusão com a TAM, então membro da Star Alliance, concluída em 2014, acabou por prevalecer a oneworld devido a maior participação dos chilenos na fusão.

Futuro no SkyTeam 5d1x2x

Vale lembrar que a Latam não oficializou a entrada na Skyteam, mas todo o mercado aponta para isso, já que a aliança é liderada pela Delta.

Um fato interessante é que a Aerolíneas Argentinas é membro da Skyteam, e existe a Latam Argentina. Juntas elas detém mais de 80% do mercado aéreo argentino. Podemos chegar a uma situação de ter ambas na mesma aliança.

A Skyteam é formada pela Aeroflot, Aerolíneas, AeroMéxico, Air Europa, Air , Alitalia, China Airlines, China Eastern, Czech Airlines, Delta, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Middle East Airlines, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Air.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.