
A LATAM Airlines Brasil acaba de anunciar, nesta noite de quarta-feira, 9 de abril, sua nova rota, ligando os aeroportos de Recife e de Petrolina, para reforçar sua conectividade aérea dentro do estado de Pernambuco.
A rota está planejada para iniciar a operação ainda em 2025, com três voos por semana, e complementa uma série de anúncios de investimentos recentes da companhia em sua operação aérea no estado, reforçando seu comprometimento em democratizar cada vez mais a aviação.
A nova rota, que chega para apoiar o desenvolvimento do sertão pernambucano, deve transportar ainda toneladas de cargas da região para a capital, principalmente frutas, que poderão ser exportadas a outros países por meio de conexões na malha aérea da LATAM.
Segundo explica a empresa aérea, a viabilização da rota Recife-Petrolina é resultado do plano de expansão que vem sendo discutido com o Governo de Pernambuco desde setembro do ano ado e é fruto da política de incentivo ao turismo e desenvolvimento econômico e tem o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.
“Ao lado das companhias aéreas e do governo de Pernambuco, o Ministério de Portos e Aeroportos tem trabalhado para ampliar cada vez mais a oferta de voos no estado. A criação dessa nova operação vem para atender uma demanda antiga do povo pernambucano, além de alavancar a economia dos municípios. Petrolina é um importante polo econômico e turístico de Pernambuco. O setor aéreo também tem crescido na região. No ano ado, quase 500 mil turistas utilizaram o aeroporto de Petrolina. Resultado 5% superior ao ano de 2023. Quando um voo é criado, novos empregos são gerados”, comenta Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos.
“Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é um fator fundamental para o progresso de qualquer região, e, com esse voo, estamos promovendo mais o, oportunidades de negócios e impulsionando setores essenciais como o turismo e a agricultura, que são tão fortes naquela região. Agradeço à LATAM pela parceria e pelo apoio ao crescimento de Pernambuco”, destaca Raquel Lyra, Governadora do Estado de Pernambuco.
“A LATAM agradece os esforços do Governo de Pernambuco e do Ministério dos Portos e Aeroportos em ajudar a viabilizar a rota Recife-Petrolina. O esforço conjunto possibilitou à LATAM a abertura dessa nova rota, conectando ainda mais o estado com o mundo, aumentando o fluxo turístico internacional, via conexão em Recife, com voos da LATAM”, comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Os detalhes da operação, bem como o início das vendas de agens, serão anunciados nos próximos meses.
A nova rota Recife-Petrolina faz parte de uma sequência de investimentos da LATAM em Pernambuco, como a rota internacional Recife-Santiago, inaugurada em dezembro de 2024, a nova rota São Paulo/Guarulhos-Fernando de Noronha, cuja operação terá início em maio, além da operação temporária na rota Recife-Fernando de Noronha, realizada desde 14 de março.
Na operação regular atual, a LATAM realiza cerca de 100 voos por semana em Recife, em rotas para Brasília, Fortaleza, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. Em Petrolina, a companhia voa para São Paulo/Guarulhos, com 14 voos por semana.
Além da LATAM, atualmente os aeroportos de Recife e Petrolina são conectados por voos da Azul Linhas Aéreas. No ado, a Avianca Brasil também realizou voos nessa rota.
Informações da LATAM