
O Grupo Latam Airlines protocolou na sexta-feira (8), na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), um fato relevante relacionado ao seu processo de reorganização, junto com a confirmação de um desembolso em favor da empresa aérea.
Segundo comenta a empresa no documento, foi assinado o Contrato de Crédito DIP Alterado e Consolidado no valor total de US$ 3,7 bilhões e ocorreu o desembolso inicial, no valor de US$ 2,75 bilhões. Na prática, esse novo montante, advindo dos mesmos credores do financiamento DIP existente, refere-se a um refinanciamento de obrigações financeiras que venceriam no mês de abril.
Esse novo empréstimo foi aprovado em 15 de março de 2022 pelo tribunal de falências do Distrito Sul de Nova Iorque e tem vencimento em outubro.
Segundo detaca a empresa, a comunicação do fato relevante acontece nos termos do disposto no artigo 9º e no parágrafo segundo do artigo 10º da Lei do Mercado de Valores Mobiliários, e da Norma Geral nº 30.
Em maio de 2020, apenas dois meses após a declaração de pandemia, a Latam entrou com pedido do Chapter 11 no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova Iorque. O caso tem o número de referência 20-11254.