window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Latam Ecuador se reúne com especialistas do MIT para falar de combustíveis sustentáveis

Como parte de seus esforços para desenvolver combustíveis sustentáveis para aviação (SAF) na região e fortalecer o compromisso com a sustentabilidade de suas operações, a LATAM Airlines Ecuador reuniu dois especialistas do assunto e líderes de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT): o cientista Sergey Paltsev, diretor adjunto do Programa Conjunto de Ciência e Política da Mudança Global do MIT, e o engenheiro Angelo Costa Gurgel, cientista de pesquisa do Programa Conjunto de Ciência e Política da Mudança Global do MIT.

Ambos tiveram uma agenda cheia de atividades na cidade de Quito, participando de uma série de reuniões durante os primeiros dias de julho, compartilhando suas pesquisas com autoridades, stakeholders, líderes acadêmicos da Universidade San Francisco de Quito e jornalistas especializados.

Em 2023, a LATAM e a Airbus co-financiaram um estudo intitulado “Opções para descarbonizar a aviação na América Latina de forma sustentável: uma avaliação das políticas de carbono, preços do carbono e consumo de combustível na aviação até 2050”. O estudo visa desenvolver uma análise abrangente dos cenários para o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) até 2050, explorando rotas relacionadas ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono. O estudo também avalia o uso de incentivos, impostos sobre o carbono e compensações de carbono, entre outras políticas quantificáveis, para compensar as emissões na aviação.

Um dos pontos destacados foi um café da manhã organizado pela LATAM Ecuador, onde Paltsev e Costa Gurgel responderam questões sobre suas pesquisas e forneceram uma visão rica sobre os desafios que a indústria aérea enfrenta em termos de sustentabilidade.

“É urgente avançar numa agenda que envolva todos os atores do Estado, sociedade civil e empresa privada para avançar estratégias que visem combater a ação climática. Como grupo aéreo, estamos comprometidos em reduzir o uso de carbono na indústria e em nossas operações. Incentivar a produção de SAF é um grande desafio no qual já estamos trabalhando”, declarou Mónica Fistrovic, CEO da LATAM Airlines Ecuador.

Em maio de 2021, o grupo apresentou sua estratégia de sustentabilidade renovada, que inclui objetivos como alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e tornar-se uma empresa com zero resíduos em aterros sanitários até 2027.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias