window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

LATAM planeja retomar voos internacionais da Argentina para os EUA

O Grupo LATAM Airlines anunciou sua intenção de operar um voo diário na rota Santiago do Chile – Buenos Aires – Miami, utilizando o princípio das quintas liberdades do ar, conforme os acordos bilaterais vigentes entre Chile e Argentina.

A implementação desse novo voo ainda depende das aprovações governamentais e pode começar no final de 2025, como informa em primeira mão o portal parceiro Aviacionline.

O conceito de quinta liberdade do ar refere-se a uma cláusula dos acordos bilaterais que permite às companhias aéreas operar voos entre dois países com uma escala em um terceiro, sem que este último precise fazer parte do acordo original. No caso da LATAM, a companhia teria a possibilidade de operar voos entre Santiago e Buenos Aires e, em seguida, continuar para Miami. Além disso, poderia oferecer voos entre Argentina e Estados Unidos sem a necessidade de um acordo direto entre os dois países.

Esse tipo de acordo está alinhado à política de Céus Abertos do governo argentino. Por meio dessa iniciativa, a Argentina tem firmado acordos bilaterais para flexibilizar restrições relacionadas a frequências, capacidades e direitos de tráfego, promovendo maior concorrência e ampliando as opções para os ageiros.

No ado, a LATAM já realizou estes voos com o Boeing 767-300ER através da subsidiária LATAM Argentina (previamente LAN Argentina). Mas devido a vários imes com sindicatos e governo local no início da Pandemia do Coronavírus, a subsidiária foi fechada e todos os voos internacionais de longo alcance a partir do país foram encerrados, e os voos para países vizinhos começaram a ser operados pelas outras divisões, incluindo a do Brasil, Chile e Paraguai.

Acordos bilaterais entre Argentina e Chile

O acordo revisado entre Argentina e Chile, atualizado em junho de 2024, permite que companhias aéreas de ambos os países operem voos ilimitados entre seus respectivos territórios, facilitando o tráfego aéreo e promovendo a conectividade. Além disso, esses acordos garantem direitos de oitava e nona liberdade do ar, permitindo que as companhias operem voos dentro do território do outro país sem que seja necessário um ponto de origem ou destino no país de origem da empresa.

A LATAM espera iniciar o voo diário em uma das rotas internacionais mais movimentadas — e, consequentemente, com forte concorrência entre as companhias que já operam o trajeto — antes do início da temporada de verão de 2026, desde que receba a aprovação das autoridades competentes.

Além disso, o grupo informou que está trabalhando para incluir a Argentina em seu Acordo de t Venture (JV) com a Delta Air Lines. O objetivo é melhorar a conectividade entre Argentina, Estados Unidos e Canadá, facilitando o o a uma rede de mais de 300 destinos e proporcionando uma experiência de viagem mais integrada, eficiente e com mais benefícios aos ageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias