
A LATAM utilizou, pela primeira vez, jatos Airbus na Ilha de Fernando de Noronha, marcando uma operação de resgate de ageiros.
Como o AEROIN antecipou ontem em primeira mão, a companhia aérea foi autorizada, em caráter emergencial e excepcional, a realizar voos com jatos Airbus para a ilha mais conhecida do Brasil.
Essa exceção foi concedida devido à suspensão dos voos da sua parceira, a Voe Linhas Aéreas, pela ANAC, após a detecção de uma série de irregularidades persistentes na companhia aérea regional. A Voe operava aeronaves turboélice ATR 72, as únicas autorizadas a voar para a ilha desde o banimento dos jatos em 2022.
Com a previsão de reabertura da pista para jatos no próximo mês de abril, a ANAC permitiu que a LATAM realizasse voos pontuais para resgatar seus ageiros que tentavam deixar a ilha. Atualmente, apenas a concorrente Azul atende regularmente o destino, também utilizando aviões ATR 72.
Após 2 anos e 5 meses, um jato comercial pousou novamente em Fernando de Noronha. A @LATAM_BRA recebeu autorização emergencial para operar na ilha, após a suspensão da Voe. Os voos ocorrem hoje e amanhã. O aeroporto reabre regularmente a partir de 1º/04.
— Portão 1 (@portaoum) March 12, 2025
📸: João Moura pic.twitter.com/yyt4Uyay0u
Na manhã desta quarta-feira, 12 de março, o Airbus A319, de matrícula PT-TMB, pousou na ilha vindo de Recife. Outra aeronave, desta vez um A320neo, deverá realizar o mesmo voo amanhã, dia 13, e um A320ceo na sexta-feira, dia 14.
O vídeo abaixo, publicado pelo canal Viajando com o Luiz, registrou o momento que, até onde se tem registro, marca o primeiro pouso de um jato Airbus na Ilha de Fernando de Noronha: