
Uma aeronave Airbus A320neo que operava na Índia está, neste momento, a caminho do Brasil, onde será incorporada à frota da LATAM Brasil. 36453a
De futura matrícula brasileira PS-LHG, este jato A320neo foi fabricado em 2018 com número de série 8158. Inicialmente, foi encomendado pela companhia aérea de baixo custo IndiGo, da Índia, onde operou com o registro VT-IVH.
A IndiGo, maior operadora global do modelo A320neo, conta atualmente com 231 unidades do jato em sua frota, tendo chegado a operar 245 aeronaves do tipo. Este exemplar específico voou regularmente até 2022, quando foi retirado de serviço devido a problemas nos motores PW1100G. Desde então, alternou entre períodos de espera por peças e voos ocasionais, até ser oficialmente desativado pela companhia em 2024.
O jato foi, então, transferido para as instalações da JOB Air Technic, em Ostrava, na República Tcheca, onde ou por reconfiguração interna conforme o padrão da LATAM, além de receber nova pintura e realizar uma série de revisões, incluindo voos de teste.
Está em voo de entrega o primeiro A320neo ex-IndiGo para a LA. O antigo VT-IVH está fazendo o traslado com as cores da LA e a matrícula temporária D-AAAZ.
— Eric Breno ✈️🇧🇷 (@EBaviation) April 16, 2025
Após TFS, avião segue para Fortaleza e depois São Carlos, onde será preparado e receberá sua nova matrícula, PS-LHG. pic.twitter.com/WkQVehvGuy
Agora, a aeronave segue em direção ao Brasil, com escala no Aeroporto de Tenerife, nas Ilhas Canárias, utilizando a matrícula temporária D-AAAZ. De lá, deverá seguir para Fortaleza, onde ocorrerá o processo de nacionalização, e depois para São Carlos (SP), onde será finalizada a preparação para sua entrada em serviço comercial no centro de manutenção (MRO) da LATAM.