
A Latam retomou nesta quinta-feira (4) seus voos regulares de ageiros entre Santiago do Chile e Rapa Nui (Ilha de Páscoa). As operações haviam sido suspensas há 27 meses devido à pandemia de coronavírus e estavam pendentes de retomada devido a restrições de entrada na ilha.
Atualmente, os voos acontecem uma vez por semana, às quintas-feiras com aeronaves Boeing 787-9 para 313 ageiros. Ainda em agosto, a frequência ará a ser duas vezes por semana e, em setembro, serão três. Os voos diários começam em outubro.
Nos últimos meses, os voos na rota vinham sendo operados apenas com carga, a fim de abastecer a remota ilha do Oceano Pacífico, ou com residentes. A volta das operações com ageiros turistas vinha sendo rechaçada pelos habitantes, que chegaram até a fazer manifestações no aeroporto local, a fim de que não houvesse o retorno a menos que houvesse segurança de que não haveria a disseminação de doenças, como a Covid.
Como resultado da pandemia, e para proteger o local e os moradores, a istração da ilha assinou um acordo denominado “retorno seguro”, que só permite a chegada de aviões com ageiros residentes na ilha.