
A LATAM Airlines anunciou o retorno dos voos diários para Rapa Nui, a Ilha de Páscoa, após um hiato de quase quatro anos. A rota com mais de 3.700 km de distância começou a operar de segunda a domingo com aeronaves Boeing 787, com capacidade para transportar 300 ageiros por trecho.
Há também o renovo de um acordo, firmado entre a LATAM e o Município de Rapa Nui, para ofertar o transporte gratuito de até 300 toneladas de resíduos por ano. Desde 2012, mais de 1.500 toneladas de lixo foram levados a Santiago do Chile.
“Sentimos-nos honrados e felizes por levar conexão e desenvolvimento à um dos lugares mais isolados do planeta“, explicou o CEO do Grupo LATAM Airlines, Roberto Alvo. “Este retorno permitirá a transporte de até 4.200 ageiros e apoiará o turismo local, reforçando a busca de um desenvolvimento sustentável”, completou.
O hiato nos voos diários à Rapa Nui ocorreu devido à pandemia, que fechou as portas ao turismo na região. Só em agosto do ano ado, a LATAM retomou sua operação com dois voos semanais.
Com a retomada dos voos diários, a LATAM contribui com uma conexão contínua entre Rapa Nui e Santiago do Chile, permitindo o a um destino único diretamente. A conexão expõe toda a beleza, cultura e saber local declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1966. Entre os principais pontos que atraem turistas estão a aldeia de Orongo, a plataforma Ahu Akivi e o Moai de Rano Raraku.