
A fábrica russa de aeronaves da United Aircraft Corporation (UAC) está contribuindo para a produção em série do Yakovlev MC-21 ao otimizar os processos de controle para os painéis da fuselagem. A instalação, que desenvolve os jatos Superjet e SJ-100, tem trabalhado em processos para 16 painéis que foram originalmente fabricados pela planta Aviastar em Ulyanovsk.
Esse esforço visa aprimorar os programas de controle para o alongamento e a formação dos painéis, de modo a atender às tolerâncias de qualidade necessárias e aos prazos apertados para a produção em série do MC-21.
Leonid Tolcheev, vice-chefe de tecnologia da fábrica, descreveu o desenvolvimento desses programas como um “procedimento muito complexo”. Ele explicou: “Isso pode levar até três meses, com o desenvolvimento e ajustes subsequentes. E precisávamos de 16 programas desse tipo.”
Tolcheev também observou que este tipo de trabalho é normalmente “único” e realizado “apenas quando se está dominando novos produtos”, acrescentando que uma atividade semelhante foi realizada para o Superjet 100.
Um acordo foi firmado com uma empresa de engenharia identificada como ITS, especializada no desenvolvimento de programas de controle para prensas. O projeto teve que enfrentar diferenças entre os equipamentos utilizados na Aviastar e aqueles na unidade de Komsomolsk, complicando ainda mais o processo.