
Nessa tarde de terça-feira, 8 de abril de 2025, um avião que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), precisou ser levado de volta pouco depois da decolagem, com bombeiros esperando pelo pouso.
O jato Embraer 195 de matrícula PR-AXH, da Azul Linhas Aéreas, famoso por sua pintura “Azul Verão”, realizava o voo AD-4204, que teria como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A decolagem ocorreu por volta das 14h30, mas, a menos de 7 mil pés de altitude, os pilotos desviaram a trajetória de voo para levarem o E-Jet de volta para Campinas.
No player a seguir, que mostra a live do canal “Golf Oscar Romeo”, é possível observar os bombeiros nas proximidades da pista e a aproximação do E195 buscando o horário de 14h48 (observe a hora na barra cinza inferior).
Como visto e ouvido na gravação acima (o áudio das comunicações da Torre Campinas apresenta um atraso em relação à imagem), a aproximação ocorreu pela cabeceira 33 do Aeroporto de Viracopos, e o piloto informou que, após o pouso, manteria a aeronave parada na pista para uma verificação externa. Também houve a menção do termo “MAYDAY”, indicando ser uma emergência.
O pouso foi realizado sem intercorrências às 14h52, e os bombeiros seguiram o Embraer 195 pela pista, como procedimento padrão em situações de urgências e emergências. Depois, o piloto solicitou que fosse feita uma verificação no motor número 2, ou seja, o que fica na asa direita.
Depois da verificação, os bombeiros reportaram que algumas aletas do motor estavam amassadas no motor direito. Os pilotos então prosseguiram com o taxiamento às 15h00, livrando a pista pela taxiway A (“Alpha”) e seguindo para o pátio.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.