
Um levantamento feito por meio da Lei de o à Informação (LAI), realizado na última semana, afirma que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mandatário que mais utiliza helicópteros da Presidência da República para o deslocamento dentro do Distrito Federal, ficando à frente dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).
Segundo o levantamento feito pela CNN Brasil, Lula, durante os cinco primeiros meses de governo, se deslocou mais do que os últimos dois ex-chefes do executivo durante seus respectivos mandatos.
O presidente utilizou a aeronave oficial 24 vezes durante o período para a realização do trajeto do Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência da República, até a Base Aérea de Brasília, a aproximadamente 22 minutos de carro via Estrada Parque das Nações, ou 20,9 km.
A Presidência da República atualmente utiliza dois modelos de helicópteros para o transporte oficial de autoridades, ambos integrantes do Terceiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial, sendo eles as aeronaves Eurocopter EC135, nomeada pelo Esquadrão como VH-35 e a Eurocopter EC725, designada VH-36 Caracal. O VH-35 tem capacidade para até quatro ageiros, enquanto o Vh-36 pode transportar até dez pessoas.
De acordo com um militar consultado pelo veículo norte-americano no Brasil, o deslocamento entre os dois locais, de helicóptero pode ser feito em até cinco minutos, poupando alguns minutos do presidente comparado à viagem de carro.
Para a CNN, fontes afirmam que a utilização de helicóptero para esse trecho é uma escolha pessoal do presidente Lula.
Comparando com Bolsonaro e Temer
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi mandatário de 2019 à 2022, usou o helicóptero da PR para se deslocar dentro da capital federal por 11 vezes, na grande maioria das ocasiões para sobrevoar manifestações de apoiadores.
Já o ex-presidente Michel Temer (MDB), mandatário de 2016 à 2019, que assumiu a cadeira do Palácio do Planalto depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), fez uso de helicóptero para se deslocar do Palácio do Jaburu, moradia oficial do vice-presidente da República, onde continuou residindo mesmo após assumir o cargo de presidente, até a Base Aérea de Brasília dez vezes.
Leia mais: