
O heliponto do Palácio do Planalto foi reinaugurado após 14 anos sem uso e agora pode atender não apenas helicópteros.
Em abril, a Presidência da República abriu uma licitação para reforma do heliponto do Planalto, visando não apenas atender o Airbus H135 (VH-35), que é o helicóptero presidencial de porte médio, mas também aeronaves futuras, abrindo uma interpretação para e de eVTOLS.
No dia 16 de outubro, Lula utilizou pela primeira vez o heliponto, voando com o VH-35 até a Base Aérea de Brasília, de onde embarcou no jato Embraer E190 presidencial até Natal, no Rio Grande do Norte, onde cumpre agenda oficial de governo.
O último voo no heliponto ocorreu em 2010, no final do segundo mandato de Lula. Desde então, o deslocamento até o Aeroporto Internacional de Brasília era exclusivamente terrestre quando saindo do Planalto, ou utilizando o heliponto do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República.
O presidente Lula 'inaugurou', no início da tarde desta quarta-feira (16), heliponto do Palácio do Planalto, em Brasília. O petista embarcou em um helicóptero para se deslocar até a Base Aérea da capital federal, situada a aproximadamente 17 quilômetros, ou 20 minutos de carro,… pic.twitter.com/9JmpkE6
— O Tempo (@otempo) October 16, 2024
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.