window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Luxuoso avião Fokker 70 que foi do governo holandês voltou agora ao país, mas com novo dono

Divulgação – Fokker Services

A luxuosa aeronave Fokker 70, que serviu como avião governamental holandês até 2017 sob o registro PH-KBX, encontrou um novo proprietário. Isso porque a Alliance Airlines da Austrália vendeu a Fokker para a Air Fleet , uma nova empresa holandesa parte do grupo Airline Group. O intuito é que o avião continue a voar como uma aeronave VIP por muitos anos.

Como reportou o Luchtvaartnieuws, o antigo PH-KBX (a sigla “KBX” significa Rainha Beatriz) foi colocado à venda no início deste ano. A Fokker 70 voou os últimos anos como um avião VIP na Austrália, mas fez seu último voo em agosto de 2023.

A Fokker entregou o luxuoso jato para o governo holandês em 1996, que utilizou a aeronave para o transporte de políticos, altos funcionários militares e membros da família real. O rei Willem-Alexander regularmente pilotava a proeminente aeronave governamental.

O “KBX” foi desativado pelo governo holandês em 2017 e dois anos depois foi substituído pelo PH-GOV, um Boeing 737 BBJ.

O interior é mais ou menos o mesmo de quando o avião ainda era o PH-KBX, conforme disse Peter van Oostrum, intermediário designado para a venda. Existem doze assentos VIP na parte da frente que podem ser configurados em seis camas e mais doze assentos de luxo na parte traseira. Além disso, há uma cozinha a bordo tanto na frente quanto atrás da aeronave, dois banheiros e bastante espaço para a bagagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após descobrir que empresa vendeu partes aeronáuticas que podem afetar a...

0
Investigação da Anac revelou a comercialização de partes aeronáuticas não aprovadas pela fabricante, que podem afetar a segurança de voo de