window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Macaé recebe Programa Sirius do DECEA para melhoria na navegação aérea das bacias petrolíferas

Imagem: Zurich Airport Brasil

A cidade litorânea de Macaé, no Rio de Janeiro, foi escolhida para receber o Programa Sirius do DECEA – PFF 008. Este programa é coordenado pelo CINDACTA II e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Defesa, NAV Brasil e Petrobras. O principal objetivo é aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, especialmente nas Bacias de Santos e Espírito Santo.

Atualmente, a empresa pública NAV Brasil atua no Controle de Aproximação da Bacia de Campos e da pista do Aeroporto de Macaé, além de grandes aeroportos, como Guarulhos e Campinas.

Para discutir as questões de logística para implementação do projeto que contempla a modernização de uma torre de controle do Aeroporto de Macaé, que fica próxima à região do bairro Piracema, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o Diretor de Serviços da NAV, Marcelo Moraes, e o Coordenador de Obras da Zurich, Diego Gonçalves, nesta quarta-feira (17).

Esse é um projeto importante da NAV e a prefeitura terá todo cuidado e boa vontade para que sejam feitas essas melhorias. O projeto para urbanização da Piracema já está em andamento e a ordem de serviço sai esse ano. Já está bem adiantado e vai contemplar a infraestrutura de todo bairro, com redes de água, esgoto e drenagem, além de calçamento, meio-fio e calçadas”, explicou Welberth Rezende.

Macaé entrará na fase 2 do programa, onde será implantado o novo sistema de Comunicações e de Vigilância ADS-B para esta área do pré-sal brasileiro. Estas instalações com tecnologias modernas propiciarão a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo (ATC), o qual será executado pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-ME), integrando as Bacias Petrolíferas Oceânicas.

Esse é um projeto estratégico do Brasil, que vai trazer recursos econômicos para o município. O objetivo da reunião foi apresentar ao prefeito o que é a NAV, o empreendimento e contextualizar o projeto”, explicou o Diretor de Serviços da NAV.

A reunião contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos, o secretário de Ordem Pública, Marcelo Alves de Menezes, o coordenador de Trânsito, Fabiano Lima, o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Cláudio de Araújo, entre outros.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Azul entrará com pedido de recuperação judicial nos EUA para se...

0
A Azul Linhas Aéreas está caminhando rumo à sua primeira recuperação judicial e deve protocolar o pedido nos Estados Unidos por meio