
A China celebrou neste final de semana a certificação do maior avião anfíbio construído na Ásia, e um dos maiores do mundo, o AG600.
Desenvolvido pela fabricante estatal chinesa AVIC (Aviation Industry Corporation of China), o AG600 é atualmente o maior hidroavião do mundo em operação. Projetado para decolar e pousar tanto em pistas convencionais quanto em corpos d’água, o modelo foi concebido para realizar missões de resgate marítimo, combate a incêndios florestais e patrulhamento costeiro.
Com cerca de 37 metros de comprimento e envergadura de 38,8 metros, o AG600 tem capacidade para transportar até 12 toneladas de água em apenas 20 segundos — sendo capaz de despejá-las rapidamente sobre áreas afetadas por incêndios. A aeronave pode ainda resgatar até 50 pessoas por missão em operações de salvamento no mar.
A aeronave é menor que o americano Hughes H-4 Hercules (Spruce Goose), que é maior avião anfíbio já fabricado no mundo, e de porte similar ao Martin JRM Mars, que é um pouco maior em tamanho de asa (envergadura) e peso máximo de decolagem, e chegou a ser fabricado em série por um curto período de tempo.
Já esta aeronave chinesa é a maior que entrará em produção em série de longo prazo, superando em tamanho os aviões canadenses que detém este título hoje.
Seu primeiro voo ocorreu em 2017, e desde então o programa tem avançado em fases de testes e certificações. O AG600 faz parte dos esforços da China para expandir sua capacidade de resposta a emergências, ao mesmo tempo em que reforça sua presença tecnológica na aviação de grande porte.
Com o nome oficial de Kunlong, o AG600 também possui valor estratégico, podendo atuar em regiões disputadas como o Mar do Sul da China. A sua certificação pela autoridade chinesa permitirá agora o uso operacional de fato da aeronave.