Início Aviação Executiva

Maior helicóptero do Brasil chega para ajudar nos resgates no Rio Grande do Sul 344166

Divulgação – CHC

A operação de resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ganhou um reforço de peso nesta semana, com a chegada do maior helicóptero em operação no Brasil. 4pyj

O Sikorsky S-92 é uma aeronave utilizada em quase todas as operações off-shore (extração de petróleo em alto-mar) no Brasil, levando até 19 ageiros e inclusive necessita de um comissário de voo a bordo para a operação neste sentido.

Este modelo de aeronave inclusive transportará em breve o Presidente e Vice-Presidente dos EUA, sendo designado como VH-92 Patriot, operando pelos Fuzileiros Navais Americanos para ser o Marine One, o helicóptero presidencial, substituindo o VH-60N White Hawk e o VH-3D Sea King, todos fabricados também pela Sikorsky.

Até o momento na operação no Rio Grande do Sul apenas um outro helicóptero “de plataforma”, o Airbus H225 Super Puma da Omni Táxi Aéreo, como aponta o levantamento feito pelo AEROIN.

Este era também então o maior helicóptero em operação na região, sendo a versão civil do Caracal (H225M) que também está sendo empregado na área pelas três forças armadas brasileiras. Este helicóptero da Airbus tem um peso máximo de decolagem um pouco menor que o S-92, que também é maior nas dimensões externas, sendo hoje o maior helicóptero hoje em operação no Brasil.

De matrícula PR-BGT, o S-92 que chegou hoje na Base Aérea de Canoas é da CHC Helicopters, que é baseada no Rio de Janeiro e opera principalmente na Bacia de Campos, tendo contratos com a Petrobrás e outras exploradoras de petróleo na região.