
A Marinha Americana (US Navy) perdeu, na tarde de ontem (06), mais um caça Boeing F/A-18 Super Hornet no Mar Vermelho, o segundo em uma semana.
A aeronave, do modelo F/A-18F, de dois assentos, estava baseada no porta-aviões nuclear USS Harry Truman (CVN-75) quando, durante um pouso, o cabo de arresto que segura a aeronave acabou falhando e se rompeu após o avião já ter tocado o convés principal e iniciado a desaceleração.
Com isso, os pilotos não tiveram tempo hábil para comandar uma arremetida, e a aeronave continuou em movimento, caindo na água. Apesar do pouco tempo entre o toque e a saída do convés, os dois aviadores conseguiram se ejetar e sofreram apenas ferimentos leves, sendo resgatados por uma lancha enviada pelo próprio CVN-75.
O caça perdido ontem pertencia ao esquadrão VFA-11 (Red Rippers), que desde o início do ano está em atividade na Operação Arqueiros de Poseidon, cujo objetivo é destruir o grupo rebelde iemenita Houthi, que tem atacado navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, além de lançar ofensivas contra Israel.
Entry by @MB_EjectEject https://t.co/CshCiHQPbC
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) May 7, 2025
Com o acidente de ontem, já é o terceiro caça Super Hornet perdido pela Marinha dos Estados Unidos na operação. O primeiro foi alvo de fogo amigo e o segundo, na semana ada — de outro esquadrão — caiu do convés durante uma manobra evasiva realizada pelo mesmo porta-aviões Harry Truman.