window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Mecânico de aeronaves brasileiro mostra quanto tempo leva a troca de uma roda de um avião comercial

Cena do vídeo apresentado abaixo

No mundo acelerado da aviação comercial, onde cada minuto conta, um mecânico brasileiro está lançando luz sobre um aspecto crucial, porém, muitas vezes negligenciado: a seriedade da manutenção das aeronaves.

Helton Zorek, mecânico de manutenção aeronáutica, compartilhou recentemente em suas redes sociais um interessante vídeo, demonstrando o processo de troca de uma roda do trem de pouso de nariz de um avião comercial:

O conteúdo não apenas satisfaz a curiosidade do público sobre os bastidores da aviação, mas também serve como uma poderosa ferramenta educacional. Zorek aproveita a oportunidade para enfatizar um ponto crítico: na aviação, a segurança sempre prevalece.

“Calma que aqui não é fórmula 1”, adverte Zorek, estabelecendo imediatamente um contraste entre a troca de pneus ultrarrápida das corridas automobilísticas e o processo metódico e cuidadoso exigido na aviação. Esta comparação serve para ilustrar a prioridade dada à segurança no setor aéreo.

O mecânico detalha as diferenças entre a manutenção das rodas do nariz e as do trem de pouso principal. As rodas do nariz, sendo menores e desprovidas de freios, apresentam uma complexidade menor. Por outro lado, as rodas do trem principal, maiores e equipadas com sistemas de freio, demandam um processo mais demorado.

Zorek enumera uma série de etapas cruciais no processo, desde a verificação do macaco hidráulico até a aplicação precisa de torque e a checagem final da pressão. Cada o é realizado com atenção aos detalhes, seguindo os procedimentos estabelecidos nos manuais de manutenção.

A ênfase na adesão estrita aos manuais e procedimentos padrão é um tema recorrente na explicação de Zorek. “O importante é seguir e garantir tudo o que está no manual e executar com muita atenção”, ele finaliza, sublinhando a importância destes protocolos para garantir a segurança dos voos.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias