window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Metodologia de avaliação de resistência de pavimento dos aeroportos está em consulta pública pela ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que abriu a Consulta Pública nº 06/2023 para receber contribuições a regulamentos e instruções normativas que tratam sobre metodologia de avaliação da resistência dos pavimentos.

A iniciativa visa aprimorar premissas e especificações relacionadas a propostas de revisão de três documentos:

– Emenda nº 07 ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 153, que trata de “Aeródromos – operação, manutenção e resposta à emergência”;

– emenda ao RBAC nº 154, intitulado “Projeto de aeródromos”; e

– edição da Instrução Suplementar nº 154.111-00, que versa sobre “Orientações para aplicação do método ACR-PCR”.

O principal ponto abordado na consulta pública é a implementação do método ACR-PCR para avaliação da resistência dos pavimentos. A ANAC reconhece a necessidade de atualizar as normas existentes, levando em consideração os avanços tecnológicos e as melhores práticas internacionais.

Com essa medida, a agência brasileira espera um aprimoramento da gestão dos pavimentos e o aumento da segurança das operações aéreas.

Com relação às áreas de segurança de fim de pista (RESA), a Agência realizou ajuste às normas que tratam da operação visual com código de referência de aeródromo 1 ou 2, com o objetivo de esclarecer a aplicabilidade aos regulados.

Por fim, a consulta pública também visa alinhar a aplicabilidade do RBAC nº 154 em relação ao tipo de uso dado ao aeródromo. A ANAC busca garantir que as normas sejam adequadas e proporcionais às diferentes operações realizadas, levando em consideração as características e demandas específicas de cada aeródromo.

Os interessados em participar podem enviar sugestões até o dia 23 de agosto por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela ANAC neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias