O Aeroporto de Chimoré, na Bolívia, foi tomado por milhões de bolivianos para receberem de volta o seu ex-presidente Evo Morales, que estava exilado do país.
El Aeropuerto de Chimore desde un drone, en la vuelta de Evo Morales al Trópico de Cochabamba pic.twitter.com/eJM0JKjymd
— Juan Manuel Karg (@jmkarg) November 11, 2020
No vídeo acima (espere carregar caso não tenha aparecido) é possível ver que os 4 quilômetros da pista do aeroporto foram tomados por apoiadores do ex-presidente, que se exilou após ser desposto do país no ano ado, num processo polêmico.
O presidente conseguiu voltar ao país apenas após a posse de seu correligionário Luis Arce, que tirou o pedido de prisão contra o ex-presidente. Ele ficou exilado primeiramente no México e depois na Argentina.
#LTahora
— Los Tiempos (@LosTiemposBol) November 11, 2020
El expresidente, Evo Morales, llegó en helicóptero al aeropuerto de Chimoré, en el trópico de #Cochabamba
📹 Lorena Amurrio – LT pic.twitter.com/mA7VzHg5xv
É a primeira vez que Evo retorna a sua região de origem após o exílio. Apesar de ter seguido de carro desde a Argentina até a Bolívia, numa caravana acompanhada de 800 carros, ele chegou no Aeroporto de Chimoré num helicóptero MBB BK 117 (antecessor do Airbus H145).
Apesar da sua grande pista de 4km, o Aeroporto local recebe apenas voos regulares para Cochabamba com a Boliviana de Aviación (BOA). Pelas imagens é possível ver que nenhum distanciamento social foi seguido e que praticamente nenhuma pessoa usava máscara.