
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que, por meio de uma Notícia de Fato instaurada pelo promotor de Justiça Tiago Antonio de Barros Santos, investigará as circunstâncias da queda de uma aeronave na manhã desta quinta-feira (9/1) em Ubatub0, litoral paulista.
A apuração buscará esclarecer os fatos, identificar possíveis responsabilidades e verificar a regularidade tanto da aeronave quanto do Aeroporto de Ubatuba. Para isso, o promotor solicitou informações preliminares à Prefeitura Municipal, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estabelecendo um prazo de 48 horas para o fornecimento dos dados requisitados.
O acidente envolveu o jato executivo Cessna 525, matrícula PR-GFS, que realizava uma tentativa de pouso no Aeroporto de Ubatuba após decolar do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás.
De acordo com a Rede Voa, o incidente ocorreu sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada. Durante o pouso, a aeronave ultraou a cabeceira da pista 09, rompeu o alambrado e atingiu uma mulher e uma criança que estavam nas proximidades. Ambas sobreviveram ao impacto.
A bordo do jato estavam cinco pessoas: quatro ageiros e o piloto. O piloto faleceu preso às ferragens após a aeronave sair da pista e explodir na Praia do Cruzeiro. Os demais ocupantes, incluindo dois adultos e duas crianças de uma mesma família, foram resgatados com vida. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) já foi acionado e coletou informações e iniciou as investigações.
Leia mais: