window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Missão aérea com Beechcraft 58 Baron leva bebê de Maceió a Recife para cirurgia cardíaca emergencial

Imagem: Governo de Alagoas

A Secretaria de Saúde de Alagoas, (Sesau) garantiu, na última quarta-feira (7), a transferência de mais um bebê diagnosticado com cardiopatia congênita para a realização de uma cirurgia em Recife, Pernambuco.

Heitor Fortunato do Nascimento, de apenas 10 dias de vida, foi transportado em uma aeronave Beechcraft 58 Baron, de matrícula PR-TXD, do Departamento Estadual de Aviação (DEA), com o apoio logístico do Programa Salva Mais, composto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O recém-nascido estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro Poço, em Maceió, e foi levado para o Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Recife. Na unidade de saúde pernambucana, ele ará por uma cirurgia para corrigir a má-formação congênita.

Heitor apresentou desconforto respiratório após o nascimento, e o Teste do Coraçãozinho detectou uma alteração na frequência cardíaca. Após uma avaliação médica mais detalhada, concluiu-se que a cirurgia era necessária e urgente para salvar a vida do recém-nascido alagoano.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o empenho do Governo de Alagoas em assegurar a logística necessária para a transferência.

Diante da urgência desse caso, nos mobilizamos para garantir a ida do bebê com segurança e a realização da cirurgia que ele tanto precisa. O governador Paulo Dantas afirma que cada vida é uma prioridade e seguimos trabalhando para assegurar a melhor assistência aos alagoanos”, afirmou o gestor da Sesau.

O gerente técnico de Operações Aéreas do DEA, major Cristian Bons, pontuou que o transporte ocorreu conforme planejado, sem intercorrências.

Esse transporte foi ímpar. Levamos Heitor, com apenas 10 dias, para cirurgia cardíaca em Recife. Ele permaneceu estável e chegou bem para ser operado“, frisou.

Também contribuiu para a efetivação da ação o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço garante que pacientes alagoanos tenham o a serviços de saúde que não estão disponíveis no Estado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias