window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia fortalece cooperação em defesa aérea com workshop

Imagem: DECEA

No último dia 25 de outubro, a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia) promoveu um workshop estratégico no Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo (COSDEA) da Força Aérea Boliviana. O evento teve como foco os conceitos e o processo de análise e parametrização de radares primários, essenciais para a segurança e controle do espaço aéreo.

Ao todo, quinze oficiais do efetivo do COSDEA participaram do workshop, envolvendo sessões práticas e teóricas abrangentes. A iniciativa visou aprofundar o entendimento das nuances da parametrização de radares, bem como analisar gravações reais de dados de radar com perdas de detecção, aspecto crucial para a eficiência dos sistemas de defesa aérea.

O Tenente Coronel Especialista em Comunicações Ricardo Antunes Gomes, assessor técnico da MTAB-Bolívia, liderou as simulações práticas, compartilhando técnicas avançadas e melhores práticas para ajustar os radares de acordo com as exigências específicas do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo da Bolívia (SIDACTA) e as necessidades de defesa aérea do país.

Segundo o oficial, “esse conhecimento é muito importante para a gestão operacional dos equipamentos radares do SIDACTA, tanto ao serem realizadas análises técnicas sobre o funcionamento operacional dos radares já instalados, para assessoria de performance esperada, como também para verificar os melhores sítios de instalação para os radares móveis do COSDEA“.

A capacitação fornecida pela MTAB reforça o compromisso contínuo com a cooperação regional e a promoção do desenvolvimento técnico, refletindo a importância da colaboração entre os países para o fortalecimento das capacidades de defesa aérea e o aprimoramento da segurança regional.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias