Início Acidentes e Incidentes

Momento do incidente com o A321neo na decolagem em Guarulhos foi captada por câmera; veja como foi i101p

37395y

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Como visto na tarde de ontem, 27 de agosto, um avião que decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), foi colocado em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) cerca de 15 minutos após a partida e permaneceu neste procedimento por 1 hora, até ser levado de volta à origem pelos pilotos.

O avião envolvido foi o Airbus A321neo de matrícula PS-LBM, operado pela LATAM Brasil, que decolou do Aeroporto de Guarulhos às 16h31 no voo LA-3270, que teria como destino o Aeroporto de Cuiabá, em Mato Grosso.

Após a decolagem, no momento de troca de frequência de comunicação, o piloto da LATAM reportou que possivelmente teve uma colisão com pássaro, e agora, gravações feitas no aeroporto paulista permitem acompanhar o momento do incidente, por dois diferentes ângulos. As cenas a seguir são dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Oxigênio Aéreo”, sendo que o primeiro dele também mostra o pouso do jato. Abaixo dos dois vídeos, relembre mais detalhes sobre a ocorrência:

Como visto nas cenas acima, o A321neo sofreu uma colisão com ave (“bird strike”), incluindo ingestão do animal pelo motor direito, resultando em uma breve emissão de fumaça pelo propulsor.

Após a decolagem, o avião chegou aos 20.000 pés de altitude, por volta das 16h45, quando os pilotos o colocaram na trajetória de espera, reduzindo sua altitude para 15.000 pés. Às 17h45, os pilotos tiraram o A321neo do procedimento de espera e iniciaram o retorno ao Aeroporto de Guarulhos.

Às 18h00, o pouso foi completado em segurança pela pista 28R de Guarulhos, e o avião foi taxiado até o pátio sem nenhuma necessidade de apoio no solo, como visto no vídeo acima.

O AEROIN solicitou posicionamento da LATAM e a companhia disponibilizou a seguinte nota:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave que realizava o voo LA3270 (São Paulo/Guarulhos-Cuiabá) desta terça-feira (27/8) retornou para o aeroporto de origem após um bird strike (colisão com pássaro). 

O pouso ocorreu em completa segurança e os ageiros foram embarcados em outra aeronave com o mesmo número de voo, que decolou normalmente às 20h45.

A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.