A primeira unidade da nova aeronave turboélice de médio alcance MA700, desenvolvida pela AVIC XAC Commercial Aircraft Company, subsidiária da Aviation Industry Corporation (AVIC) da China, avança em seu processo de montagem e agora já pode se deslocar sobre suas próprias rodas.

A aeronave destina-se a atender o setor de transporte regional de ageiros de curto e médio alcance, buscando competir com o francês ATR-72, que hoje domina com folga o mercado de turboélices regionais.
Conforme imagens da fábrica da AVIC, o bimotor finalmente teve seus trens de pouso instalados e foi pela primeira vez rebocado em solo. Os marcos anteriores da fabricação haviam sido a montagem da fuselagem e a junção das asas, respectivamente em julho e setembro do ano ado.
the video released by the XCAC showing the delivery to AVIC 623 institute pic.twitter.com/b9q8xg0wS9
— 乔一瞧 (@HorizonsqtQiao) March 27, 2020
Apesar do avanço, o projeto já registra atrasos, uma vez que a AVIC planejava a conclusão desse primeiro exemplar até o final de 2019.
O voo inaugural do MA700 está programado para ocorrer ainda neste ano de 2020, porém, a primeira aeronave de ensaios de voo ainda nem começou a ser construída – a atual será destinada a ensaios estáticos.
Pelo cronograma previsto, a certificação da istração de Aviação Civil da China (CAAC) deveria ocorrer até 2021, com a entrada em serviço em 2022.
A aeronave, que será impulsionada por dois motores PW150C da Pratt & Whitney Canada, foi projetada com foco no mercado de rotas de curta distância, de cerca de 800 km, para alimentação a aeroportos principais. O modelo de 86 lugares tem um alcance de até 2.700 km.
Até o momento, a fabricante chinesa recebeu 285 pedidos de 11 clientes para a nova aeronave.