window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Montanhista é levado de helicóptero após ser atacado por cartel na fronteira dos EUA com o México

Divulgação – CBP

Americanos foram atacados na fronteira com o México enquanto faziam trilhas e um deles precisou ser levado ao hospital de helicóptero. O ataque por membros de um cartel mexicano aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, próximo à cidade de El Centro, na Califórnia, que faz fronteira com a cidade de Mexicali.

O grupo de montanhistas fazia escaladas e trilhas no refúgio de vida selvagem conhecido como Jacumba, quando foi surpreendido por tiros dados por traficantes de um cartel mexicano que possivelmente escoltavam imigrantes ilegais e/ou transporte de cargas de drogas para dentro dos EUA.

Ao menos um americano ficou ferido gravemente e um canadense também foi vítima dos tiros ao tentar proteger o seu amigo ferido. Ambos foram roubados e o restante do grupo correu para chamar ajuda, que veio através da patrulha de fronteira.

A informação foi confirmada pelo Chefe de Patrulha da Agência da Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP) da região de El Centro, Gregory K. Bovino, em sua conta oficial no Twitter.

Na publicação que mostra o cidadão americano evacuado em uma maca pelo helicóptero Airbus H125 Esquilo do CBP, de matrícula N3990A, Bovino afirma: “Os cartéis pensam que eles podem trazer a guerra até aqui, mas pensem de novo! Os americanos não serão intimidados, nossos agentes e da BORTAC vão confrontar cara a cara estas ameaças!”.

A BORTAC é a divisão de operações especiais e táticas do CBP, e conta com vários agentes e policiais experientes, fazendo ações de contra-terrorismo, resgate de reféns, caça de fugitivos e apoio na fronteira para outras agências governamentais.

Esta unidade, junto com outras patrulhas do CBP foram acionadas, mas quando chegaram ao local dos fatos, os traficantes já haviam fugido de volta para o México. O ataque de hoje ocorre um dia após o Presidente Trump anunciar o envio de 1.500 militares das forças armadas para fronteira, aumentando em 60% o contingente de militares federais na região, fora as polícias estaduais, dos condados e municípios da região, assim como milícias civis que atuam contra imigrantes e traficantes.

Além da presença maior de pessoal armado na fronteira, Trump ordenou que ao menos quatro aviões cargueiros da USAF fossem deslocados para deportar imediatamente 5 mil imigrantes ilegais que já estão detidos em unidades do CBP na Califórnia e no Texas:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias