window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Motociclista voa em helicóptero Airbus EC145 da Ciopaer do Ceará durante missão de transporte noturno

Imagem: Governo do Ceará

Cruzando os céus por todo o Ceará para salvar e proteger. Assim é o trabalho da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que, em mais uma ação ágil, desta vez na Região Sul do Estado, realizou o transporte de uma vítima de acidente de trânsito para um centro de referência médica.

A coordenadoria foi acionada após o registro do acidente, ocorrido na noite de sábado (08), no município de Aurora, situado na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, informou o serviço de imprensa do Governo do Ceará.

Na ocasião, o condutor de uma motocicleta se envolveu em um acidente de trânsito e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), sendo levado até um hospital no município de Aurora.

Após o diagnóstico de que a vítima necessitava ser transferida com urgência para um centro de referência, uma equipe da Ciopaer foi até o hospital, onde realizou os procedimentos necessários para estabilizar o paciente e transferi-lo para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, a cerca de 70 quilômetros de Aurora. O trajeto foi realizado pelo Airbus EC145 (Fênix 6), registrado sob a matrícula PR-EKN.

Era um paciente que precisou ser transferido com urgência para o hospital de referência, que, no caso, é o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Assim que fomos acionados, tomamos todas as medidas necessárias, fomos ao local para avaliar se o paciente tinha condições de transporte e estava estável o suficiente para realizarmos a transferência. Assim que confirmamos tudo, com a maior agilidade possível, chegamos à unidade, estabilizamos o paciente e o transportamos prontamente para Juazeiro do Norte, onde ele poderia ser atendido e receber os procedimentos necessários para sua recuperação”, destacou a médica operadora de e médico da Ciopaer, Andreza Sérvula, que estava de serviço na noite de sábado.

O comandante da aeronave Fênix 06, que atuou no transporte da vítima, ressaltou a agilidade que a Ciopaer proporciona em ocorrências que demandam maior urgência no atendimento. “A importância da Ciopaer em ocorrências dessa natureza é a capacidade de ampliar o atendimento às vítimas. Com a aeronave, conseguimos reduzir o tempo de espera e encurtar a distância entre a vítima do acidente e o centro de referência”, afirmou o major Túlio Burlamaqui, da Ciopaer.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Acordo entre Brasil e Israel sobre transporte aéreo recebe aval da...

0
Acordo firmado em 2019 define regras para operação de voos comerciais entre os dois países e garante direitos às aéreas designadas.