Um Airbus A320neo da companhia aérea Spirit Airlines teve um de seus motores danificado após sugar um duto de ar-condicionado enquanto estava no portão de embarque/desembarque.

O incidente ocorreu com o motor esquerdo da aeronave registrada sob a matrícula N903NK, quando se encontrava estacionado ao lado de uma ponte de embarque no aeroporto de Fort Lauderdale, na Florida, no último dia 26 de fevereiro.
O duto de ar-condicionado fazia parte do sistema de apoio de solo do aeroporto, algo bastante comum em grandes terminais, que contam com uma pequena central de fornecimento de energia elétrica e condicionamento de ar junto às pontes de embarque. Isso permite à aeronave utilizar estes recursos enquanto seus motores e sua unidade auxiliar de energia (APU) estão desligados.


Com a ocorrência do dia 26, o motor da fabricante Pratt & Whitney precisou ser substituído, uma vez que inspeções e reparos de maior monta precisarão ser efetuados.
O trabalho de substituição do motor esquerdo deixou o Airbus A320neo da Spirit fora de serviço até a noite de ontem, 1º de março, quando então o N903NK assumiu o voo de número NK6 de Fort Lauderdale para Chicago.

Dois meses atrás, a mesma Spirit Airlines enfrentou outro problema sério por conta de uma falha operacional, porém durante uma rotina de manutenção. Na ocasião, um Airbus A319 caiu do macaco hidráulico e sofreu importantes danos. Veja a seguir: