window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Muitos reclamam, mas ficar de pé assim que o avião parar pode não ser uma má prática

Foto via Depositphotos, por potatushkina.gmail.com

Embora alguns ageiros acreditem que a melhor conduta ao final de um voo seja permanecer sentado até que seja sua vez de desembarcar, há ao menos três bons motivos para que essa não seja a melhor opção. O colunista Tim Carney, do Washington Examiner, defende que se levantar assim que o avião pousa e o piloto desliga o sinal do cinto de segurança é a coisa mais cortês a se fazer.

É comum ouvir críticas a quem prefere se levantar de imediato, afinal, no aparente ponto de vista desses críticos, a ação de se levantar enquanto as portas da aeronave ainda estão fechadas não gera benefícios diretos para o ageiro. Mas isso ignora o fato de que tal atitude pode sim beneficiar outras pessoas.

Em primeiro lugar, se levantar e começar a organizar suas coisas assim que o sinal do cinto de segurança é desligado pode acelerar o processo de desembarque como um todo – mesmo não podendo se movimentar até que as portas se abram.

Isso significaria que todos sairiam do avião mais rápido, o que facilitaria para quem tem conexões apertadas, e também permite que os funcionários responsáveis pela limpeza iniciem seu trabalho mais cedo. Além disso, este comportamento colabora com a operação da companhia aérea, tornando-a mais eficiente, o que pode, em última análise, contribuir para a redução dos custos e das tarifas.

Em segundo lugar, para o ageiro que ocupou o assento do meio durante o voo, é uma gentileza que a pessoa no assento do corredor se levante e libere mais espaço para ele se movimentar. Afinal, por que não aproveitar o espaço no avião para ficar mais confortável, assim que já não é mais obrigatório o uso do cinto de segurança?

Finalmente, depois de ar horas sentado em um assento desconfortável, por que não se levantar assim que puder? Principalmente em uma época de assentos cada vez mais finos e menos acolchoados, é hora de dar um descanso para suas costas.

Portanto, enquanto não há realmente uma obrigação de se apressar para ficar em pé no corredor assim que o avião pousar, certamente pode não ser razoável criticar os ageiros por se levantarem para esticar as pernas e pegar suas bagagens de mão para desembarcar de maneira eficiente.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias