
A Força Aérea Real (RAF – Royal Air Force) informou que realizou com sucesso uma das maiores e mais austrais operações de lançamento aéreo por meio de Sistema de Entrega por Contêiner (CDS – Container Delivery System).
Com base no Complexo Mount Pleasant nas Ilhas Britânicas do Atlântico Sul (BFSAI), também chamadas de Falklands pelos britânicos e de Ilhas Malvinas pelos argentinos, a tripulação do A400M Atlas realizou o lançamento aéreo de CDS nas proximidades de Goose Green em abril.
Foram lançados 24 paletes, pesando aproximadamente 900 kg cada, sendo esta a maior operação de lançamento de cargas realizada pela RAF nos últimos anos e o maior lançamento realizado nas Falklands por uma única aeronave, afirma a RAF.

Realizada pelo 1312 Flight, parte do 905 Expeditionary Air Wing nas Ilhas Falkland, teve o apoio do 47 Air Dispatch, do Esquadrão Nº 30 e do Esquadrão Nº 70 da RAF Brize Norton.
O lançamento foi realizado a uma altitude de 3.000 pés, algo desafiador de se alcançar no Reino Unido, e foi valioso para fornecer uma prova de conceito para lançamentos em grande escala que podem ser utilizados em operações de Apoio Humanitário e Socorro em Desastres.


O lançamento aéreo foi integrado a um exercício do 2 Royal Gurkha Rifles (2RGR), que recebeu a missão de apoiar o Controlador Aéreo do 47AD, mantendo comunicação com o A400M durante toda a missão.
O 2RGR foi responsável pela segurança e recuperação das caixas lançadas, trabalhando em conjunto com o transporte terrestre e os ativos logísticos da BFSAI. Tal participação dos Serviços Conjuntos proporcionou treinamento valioso tanto para soldados quanto para aviadores.

“Esse lançamento aéreo com o A400 mostrou o grande potencial de treinamento para toda a Força proporcionado pela permanência nas Ilhas Falkland para as Forças Britânicas. Recebemos um apoio fantástico de toda a comunidade local, especialmente da Comunidade de Goose Green e da Polícia Real das Ilhas Falkland, sem os quais isso não teria sido possível. Este lançamento aéreo foi o resultado de muito trabalho das equipes no Reino Unido e aqui nas Ilhas Falkland, estabelecendo um novo padrão para oportunidades futuras”, disse Adele Stratton, Comandante Adjunto das Forças Britânicas nas Ilhas do Atlântico Sul.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.