
Olhando para o futuro e visando dar continuidade aos estudos científicos e monitoramento da atmosfera realizados atualmente por um clássico e antigo Douglas DC-8, a National Aeronautics and Space istration (NASA) decidiu adquirir um Boeing 777-200ER, similar ao da foto que ilustra a abertura desta matéria.
O futuro jato da agência espacial americana não será novo, mas um avião que já voou bastante na japonesa Japan Airlines. A aeronave tem número de série 32892/435 e estava armazenada em Victorville (Califórnia) desde maio de 2020.
Na última semana, mais precisamente no dia 15 de dezembro, a aeronave voou com registro americano N774LG para a Base Aérea de Langley, onde será modificado no NASA Langley Research Center. Ali, o Boeing 777 será transformado em um laboratório voador, com a colocação de sensores e sistemas de dados que vão fornecer serviços que podem ser adaptados para missões diversas.
Ainda não há uma data publicamente informada para que o Boeing 777 entre em operação. Quando pronto, ele será baseado nas instalações do NASA Armstrong Flight Research Center em Palmdale. O avião foi comprado por menos de US$ 30 milhões.