window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

NASA e Boeing consideram mudar o foco da pesquisa da aeronave X-66 para usos mais amplos da asa fina

Imagem: NASA / Brandon Torres

A NASA e a Boeing estão atualmente avaliando uma abordagem atualizada para o projeto Sustainable Flight Demonstrator (Demonstrador de Voo Sustentável) da agência aeroespacial, que se concentraria em demonstrar a tecnologia de asas finas com ampla aplicação em diversas configurações de aeronaves.

O foco proposto pela Boeing gira em torno de um banco de testes em solo para demonstrar o potencial da tecnologia de asas longas e finas. O trabalho no demonstrador de voo X-66 – que atualmente incorpora um conceito mais complexo de asa transônica sustentada por treliça, que utiliza a mesma tecnologia de asa fina, além de reforços aerodinâmicos e estruturais – seria pausado para uma consideração posterior, com base nos resultados do banco de testes da asa fina e em estudos adicionais sobre a configuração com treliça.

Segundo essa proposta, todos os aspectos do design do demonstrador de voo X-66, assim como os equipamentos adquiridos ou modificados para ele, seriam preservados enquanto a tecnologia de asas longas e finas é investigada com mais enfoque. A NASA e a Boeing também continuariam colaborando em pesquisas sobre o conceito de asa com treliça transônica.

A proposta baseia-se no conhecimento adquirido por meio das pesquisas realizadas até agora no âmbito do projeto Sustainable Flight Demonstrator.

Desde que a NASA concedeu o prêmio do Sustainable Flight Demonstrator em 2023, o projeto avançou significativamente em direção à meta de orientar futuras gerações de aeronaves comerciais mais sustentáveis. Boeing e NASA colaboraram em testes em túnel de vento, modelagem computacional de dinâmica de fluidos e design e análise estrutural, visando explorar as melhores abordagens para projetos sustentáveis e eficientes em termos de combustível.

Essa pesquisa aumentou a confiança nos grandes benefícios de economia de energia que as tecnologias investigadas pelo Sustainable Flight Demonstrator e por outras pesquisas da NASA podem possibilitar. A proposta da Boeing identifica o conceito de asa fina como tendo ampla aplicação para incorporação potencial em aeronaves com ou sem reforços por treliça.

A NASA e a Boeing estão discutindo opções potenciais para avançar nessas tecnologias de voo sustentável. O objetivo final da NASA para essa pesquisa em aeronaves sustentáveis é alcançar melhorias substanciais para a eficiência das próximas gerações de aviões comerciais, redução de custos para os viajantes, diminuição dos custos e do consumo de combustível, além de aumentar a liderança tecnológica da aviação dos EUA.

Informações da NASA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias