
A NAV Brasil, estatal responsável pela parte civil das atividades de proteção ao voo do espaço aéreo brasileiro, informa que assinou com a Azul Linhas Aéreas, em 16 de outubro, na sede da empresa aérea, um Acordo de Cooperação Operacional.
A finalidade é aprimorar a operacionalidade do controle de tráfego aéreo e, consequentemente, a eficiência e a segurança da atividade aeronáutica. Para isso, será implementado um Programa de Voos de Familiarização em Cabines de Pilotagem para Controladores de Tráfego Aéreo.
O Programa prevê o estabelecimento de um intercâmbio entre pilotos e controladores em voo, que propiciará, por um lado, um melhor conhecimento por parte dos controladores a respeito das peculiaridades das atividades desenvolvidas pelos pilotos e dos próprios Serviços de Tráfego Aéreo por estes providos, porém, sob a ótica dos tripulantes, e, por outro lado, permitirá aos pilotos um melhor conhecimento das vicissitudes dos serviços prestados pelos profissionais de tráfego aéreo.
Segundo a NAV Brasil, ao observar e interagir diretamente com os pilotos, esses controladores ganham uma perspectiva única sobre o fluxo de trabalho dentro da cabine, permitindo uma comunicação mais eficaz entre esses profissionais e, consequentemente, contribuindo para o incremento da eficiência e da segurança da atividade aeronáutica.
Para o Diretor de Serviços da NAV Brasil, Marcelo Moraes, “esse acordo operacional é uma oportunidade ímpar para a integração técnica entre tripulações de aeronaves e controladores de tráfego aéreo, com a possibilidade de aproximação e incremento do conhecimento mútuo de suas atividades, o que certamente trará grandes benefícios para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos e, consequentemente, para melhoria da qualidade, eficiência e segurança dos serviços prestados aos usuários do SISCEAB e a sociedade como um todo”.
Segundo o Diretor de Operações da Azul Linhas Aéreas, Rubens Rafael Schaefer, “este projeto vai trazer uma maior sinergia entre a NAV Brasil e a Azul, promovendo eficiência para o espaço aéreo do Brasil, para os nossos clientes e, finalmente, contribuindo para a redução de CO2, que é o que se busca no mundo inteiro”.
O primeiro voo do Programa está previsto acontecer no domingo, dia 20 de outubro, data em que é comemorado o dia do Controlador de Tráfego Aéreo, e terá a participação da controladora de tráfego aéreo Renata Rosa, da Dependência da NAV Brasil (DNB) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Informações da NAV Brasil