
Pousaram no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, no interior paulista, entre a tarde da quinta-feira, 19 de setembro, e a tarde da sexta-feira, 20, dois aviões Antonov AN-12 de transporte de cargas.
Embora chegando com cerca de 24 horas de diferença, dessa vez não houve o raro encontro de dois exemplares deste modelo soviético, como visto em novembro ado, quando os dois mesmos quadrimotores ficaram juntos no pátio do SJK Airport.
As duas aeronaves, operadas pela companhia ucraniana Ukraine Air Alliance e com as matrículas UR-CNT e UR-CAJ, vieram de Montreal, no Canadá, e de Nova York, nos Estados Unidos. Estes equipamentos possuem, respectivamente, 54 anos e 56 anos desde que foram fabricados.

O histórico de rastreamento online de voos indica que o UR-CNT pousou no SJK Airport no começo da tarde da quinta-feira e já decolou cerca de 3 horas mais tarde. O UR-CAJ, por sua vez, chegou no meio da tarde da sexta-feira, 20, e ainda não há registro de que tenha recolado até a manhã deste domingo, 22.
Informações às quais o AEROIN teve o, a partir de uma fonte relacionada à operação, indicam que a Ukraine Air Alliance foi contratada porque a Embraer necessitava de um transporte urgente de peças para fabricação de aviões e a empresa aérea tinha disponibilidade de suas aeronaves.
Além dos dois Antonov AN-12, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que mais um voo diferente está programado para ser feito neste domingo, 22 de setembro, com Boeing 767-300 cargueiro da CargoJet. Proveniente de Hamilton, próximo a Toronto, com escala em Phoenix, nos Estados Unidos (o avião já está em Phoenix nesta manhã), o pouso em São José dos Campos está programado para 22h00.
Quando estiver em voo, a aeronave poderá ser acompanhada em tempo real pela plataforma AirNav RadarBox na tela a seguir: