window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

No primeiro incidente do ano, avião Airbus A321 russo sai da pista durante o pouso na Sibéria

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um incidente ocorreu nesta quinta-feira, 2 de janeiro, quando um avião Airbus A321 da S7 Airlines, que realizava o trajeto Moscou-Norilsk, saiu da pista durante o pouso no Aeroporto Internacional de Norilsk, nomeado em homenagem a N. N. Urvantsev. A informação foi compartilhada pelo serviço de imprensa do Ministério Público de Transporte da Sibéria Ocidental.

De acordo com os primeiros relatos, o acidente aconteceu por volta das 8h, horário local. Após a conclusão do pouso, enquanto a aeronave realizava uma manobra na área de taxiamento, acabou saindo da pista. Havia 79 ageiros a bordo, todos os quais não sofreram ferimentos.

Como resultado do incidente, o avião foi retirado de operação temporariamente e as causas do incidente estão sendo investigadas. Para minimizar o transtorno aos ageiros, foi disponibilizado um avião de reserva para o voo de retorno a Moscou, que estava programado para decolar às 15h30, horário local.

O Ministério Público de Transportes de Norilsk já iniciou uma inspeção para averiguar a conformidade com a legislação de segurança aérea. Durante o período de espera para os voos atrasados, medidas estão sendo adotadas para garantir que os direitos dos ageiros sejam respeitados.

Peter Klunduk, chefe da istração de Transporte Aéreo Territorial Inter-regional de Krasnoyarsk da Agência Federal de Transporte Aéreo, classificou o incidente como grave, mas destacou que a aeronave não sofreu danos significativos. “Após o pouso, na seção final da corrida, houve um deslizamento para o lado de 5 a 6 metros”, explicou ele. Klunduk acrescentou que a pista estava em boas condições, com geadas presentes, conforme verificado em um laudo oficial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Abaeté Linhas Aéreas informa que está com preços reduzidos nos voos...

0
A iniciativa visa estimular o turismo na Bahia durante a baixa temporada, oferecendo uma oportunidade para que mais ageiros possam