Início Empresas Aéreas

Nova aérea brasileira, Avion Express avança em certificação e prepara início de operações em 2025 2f3k1g

A Avion Express Brasil, subsidiária do Avia Solutions Group, deu um o significativo à frente no processo para obter o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ANAC, agência reguladora da aviação civil no Brasil, chegando ao quarto o do processo. No total, são cinco etapas que as empresas cumprem para obter sua certificação. 423o49

Esta quarta etapa da certificação marca um progresso crucial, colocando a companhia no caminho para iniciar suas operações no começo de 2025, estabelecendo um novo padrão de acreditação para empresas que operam no modelo ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) no país.

Esteban Jauregui Lorda, CEO da Avion Express Brasil, expressou satisfação com o progresso feito junto à ANAC, destacando a construção de confiança e entendimento em torno de um modelo de negócio inovador para as operações ACMI. “Esperamos a chegada de nossa primeira aeronave ao Brasil em breve, o que permitirá finalizar nossa certificação e oferecer aos nossos parceiros aéreos uma fonte confiável de capacidade econômica, sendo o primeiro provedor ACMI na região”, comentou Lorda.

Os serviços pioneiros da Avion Express Brasil permitirão trazer aeronaves baseadas na Europa para a América do Sul durante picos de demanda sazonal. Historicamente, o mercado ACMI no Brasil tem sido subdesenvolvido, mas a Avion Express Brasil está aproveitando investimentos do Avia Solutions Group para atender tanto às necessidades das companhias aéreas quanto às preferências dos ageiros durante a baixa temporada europeia.

Segundo a Eurocontrol, houve em média 8.215 voos a menos por dia em novembro de 2023 na Europa em comparação a julho do mesmo ano, enquanto o Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro registrou um aumento de 222.614 ageiros no mesmo período.

Com o avanço nas etapas até o COA, a Avion Express Brasil está mais próxima de oferecer a companhias aéreas no Brasil e na região a capacidade de escalar para atender à demanda sazonal de ageiros. Jauregui Lorda destacou que esta será uma solução econômica para mitigar a falta de capacidade na América Latina, uma região que atualmente aria 10-15 aeronaves adicionais, com expectativas de aumento no futuro.

A Avion Express Brasil faz parte de um projeto de expansão ambicioso conduzido pela Avion Express, que busca consolidar sua presença na América Latina.

Focada em operações ACMI para aeronaves narrow-body, a Avion Express opera atualmente uma frota de mais de 50 aeronaves da família Airbus A320. Entre suas companhias aéreas clientes estão grupos como Air -KLM, British Airways, Lufthansa, SKY Airline, SunExpress, TUI, VivaAerobus, Wizzair, entre outros. Essa expansão no Brasil reflete a crescente demanda e a necessidade de soluções flexíveis e econômicas em tempos de variabilidade sazonal na aviação.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.