
O governador Romeu Zema cumpriu agenda no Triângulo Mineiro nesta sexta-feira, 30 de agosto, onde vistoriou importante entrega na área da saúde e se reuniu com lideranças locais.
Em Uberaba, Romeu Zema vistoriou o novo helicóptero multimissão que integra a frota do Samu, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Corpo de Bombeiros. O Governo de Minas investiu R$ 35 milhões na aeronave, capaz de cumprir diversas tarefas no escopo do e Aéreo Avançado de Vida (SAAV).


A aeronave é um Leonardo AW119Kx Koala, que foi fabricado nos Estados Unidos e, em abril deste ano, foi trazido ao Brasil com a matrícula provisória N126EP. Aqui, recebeu a matrícula PS-USA e a configuração aeromédica EMS (Emergency Medical System), desenvolvida e fabricada pela gaúcha Aeromot.

Com isso, em vez dos 7 ageiros da versão normal, pode levar 4 médicos e um paciente em uma maca, ou 2 médicos e 2 pacientes em macas. Ele também pode ser equipado com um gancho com capacidade de içamento de 204 quilos, ideal para o resgate em locais de difícil o, que são uma rotina constante em Minas Gerais.
Segundo o governo mineiro, a importante e robusta entrega disponibilizará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do Estado, tornando Minas Gerais, por meio do SAAV, o maior prestador de serviço aeromédico SUS do Brasil.
Com informações do Governo de Minas Gerais