
A Air India deu um sinal claro que não irá comprar aviões da Boeing num futuro próximo, apesar dos planos anteriores de uma grande encomenda junto à fabricante americana. No final do ano ado, a principal companhia aérea indiana encomendou 100 jatos da Airbus, incluindo o grande A350 (foto acima) e também os menores jatos da família A320neo, totalizando 470 jatos encomendados na fabricante europeia.
Existia uma expectativa de uma nova encomenda similar, ainda que menor, com a Boeing, mas ela tem sido postergada várias vezes. Em 2023, a Air India fez uma encomenda de 220 jatos 737 MAX e 787 Dreamliner com a Boeing, mas não fez novos pedidos com a fabricante americana desde então.
“Nós não queremos nos comprometer com qualquer coisa até que tenhamos confiança de quando as coisas irão sair (aviões serão entregues). E da mesma maneira, a Boeing não quer oferecer algo que eles não têm confiança de quando será entregue“, afirmou Campbell Wilson, CEO da Air India, em entrevista à Reuters.
Por outro lado, o executivo também não deu nenhum indício de que irá comprar mais aviões da Airbus para compensar os atrasos e insatisfação com a Boeing. O principal motivo é que a Airbus também tem atrasado as encomendas, ainda que em menor nível que a Boeing, e que qualquer pedido feito hoje só seria entregue no final da década.