
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa nessa segunda-feira, 12 de dezembro, que, através do sistema para solicitação de o ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves não tripuladas (SARPAS), contabiliza os pedidos de voos de drone de forma categorizada.
Desde o dia 17 de novembro, a plataforma antiga do SARPAS, criada em 2016, foi desativada e substituída pela sua nova geração: o SARPAS NG. As novas ferramentas são resultado das sugestões dos próprios usuários, recebidas durante o processo de atualização do sistema.
Observando as dúvidas e sugestões registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o DECEA planejou e implementou algumas mudanças significativas, como a criação de equipes no sistema. Com isso, foi disponibilizado um tutorial de “Como criar equipes no SARPAS NG”. Com esse novo conjunto de ferramentas, os perfis que utilizam o SARPAS como Pessoa Jurídica, vinculados a um CNPJ, têm a possibilidade de criar Equipes de Usuários (solicitantes ou pilotos).
Outras ferramentas também proporcionaram ao usuário mais facilidades, como a sincronização dos cadastros já realizados junto ao Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); a configuração de permissões (piloto, solicitante e ); o cadastro de Pessoa Física pelo GOV.BR, bem como o cadastro das organizações e as solicitações dos Voos.
Com um sistema mais aprimorado, o DECEA reforça o compromisso de que a segurança do espaço aéreo é dever de todos que o utilizam, seja com a aviação tripulada ou não tripulada. O Departamento segue informando e educando os operadores sobre a importância dessa atividade e os riscos de voos sem registros.
Para mais informações, e o portal Drone UAS.
Informações do DECEA